Arte pré-cabralina
Desenvolvimento: Refere-se a arte feita pelos povos indígenas que habitavam o Brasil antes de seu descobrimento em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A arte pré-cabralina está dividida em dois conjuntos de produção artística: a fase Marajoara e a cultura Santarém.Fase Marajoara: Produção cultural dos povos da Ilha de Marajó, PA. Sofreu declínio e desapareceu por volta de 1350. Destaca-se pela cerâmica:
-vasos domésticos simples;
-vasos cerimoniais e funerários mais elaborados.
Eles faziam estatuetas também, era uma reprodução de formas humanas sem preocupação com a proporção nem a realidade.
Cultura Santarém: Os vestígios culturais foram encontrados na região do rio Amazonas e Pará; Eles viviam na junção dos rios Tapajós e Amazonas no Pará. Desapareceu por volta do século XVII.
Objetos e vasos de cerâmica decorados com pinturas, desenhos e relevo com figuras humanas e animais eram as obras feitas pelos povos de Santarém.
Nota de reflexão/comentario: A arte pré cabralina foi feita pelos indios brasileiros que habitavam o Brasil antes mesmo dele ser descoberto, por essa razão é muito dificil obter muitas informações sobre ela, mas sabemos que o que restou dela ainda habita nosso país nas diversas aldeias indígenas que possuimos no Brasil.
Andreza Brito, Natalia Oliveira e Simone Siqueira.
“Esta estatueta antropomórfica em exibição é da cultura de Santarém, de cerca de 900 d.C a 1.600 d.C.
A exposição se inicia com a apresentação de uma importante coleção de urnas funerárias e estátuas de representações humanas em cerâmicas Marajoara e Maracá, tradições arqueológicas da Amazônia.
São culturas que antecederam aos índios brasileiros. Nesta seção arqueológica da exposição, além de obras de culturas como a Marajoara (de 400 a.C. a 1.400 d.C.), também estão presentes os povos Aristé e Santarém (de 900 d.C a 1.600 d.C.), entre outros.” Fonte: BBC Brasil
Enviada por Nogueira Jr.
Não existem estudos dividindo em fases culturais os povos que ao longo do tempo habitaram a região próxima à junção do Rio Tapajós com o Amazonas, como foi feito em relação aos povos que ocuparam a Ilha de Marajó.Todos os vestígios culturais encontrados ali foram considerados como realização de um complexo cultural denominado "cultura Santarém". A cerâmica santarena apresenta uma decoração bastante complexa, pois além da pintura e dos desenhos, as peças apresentam ornamentos em relevo com figuras de seres humanos ou animais. Um dos recursos ornamentais da cerâmica santarena que mais chama a atenção é a presença de cariátides, isto é, figuras humanas que apóiam a parte superior de um vaso. Além de vasos, a cultura Santarém produziu ainda cachimbos, cuja decoração por vezes já sugere a influência dos primeiros colonizadores europeus, e estatuetas de formas variadas. Diferentemente das estatuetas marajoaras, as da cultura Santarém apresentam maior realismo, pois reproduzem mais fielmente os seres humanos ou animais que representam. A cerâmica santarena refinadamente decorada com elementos em relevo perdurou até a chegada dos colonizadores portugueses. Mas, por volta do século XVII, os povos que a realizavam foram perdendo suas peculiaridades culturais e sua produção acabou por desaparecer.
Figura 4- Vaso de gargalo,cultura Santarém. Acervo MAE-USP.(Gomes,2002: Cerâmica Arqueológica da Amazônia, Edusp). Foto: Cláudio Wakanara.
Figura 4- Vaso de gargalo,cultura Santarém. Acervo MAE-USP.(Gomes,2002: Cerâmica Arqueológica da Amazônia, Edusp). Foto: Cláudio Wakanara.
Figura 6 - Estatueta de um pajé. Cultura Santarém (Acervo MAE-USP). Foto: Cláudio Wakahara.
Texto: Denise Maria Cavalcante Gomes.
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